Celebration, Flórida: celebrando a beleza

celebration
Influência da arquitetura alemã

Nos dias 12 a 18 deste mês, estive em Orlando, na Flórida, fazendo a cobertura jornalística de um grande evento na área de saúde, organizado pela Igreja Adventista mundial. Entre palestras e workshops, quase não tive tempo para outra coisa senão entrevistar pesquisadores e escrever matérias. Mas no domingo o evento teve fim às 12h e meu voo sairia às 22h. Portanto, eu teria algumas horinhas para um rápido passeio. Como a base de lançamento de foguetes da Nasa ficava meio longe e ir aos parques estava fora de cogitação (até porque não pretendo conhecer esses lugares sem minha família, quando pudermos), aceitei o convite de uma amiga para conhecer Celebration. A localidade, que não chega a ter 15 mil habitantes, na verdade, não é uma cidade, mas uma propriedade particular construída por uma empresa subsidiária da The Walt Disney Company. O nome completo do local, inaugurado em 4 de julho de 1996, é Celebration Community Development District. O que se vê lá são jardins bem cuidados, ruas amplas e bem sinalizadas, parques arborizados, calçadas largas e bonitas. Tudo muito caprichado. Uma verdadeira celebração da beleza!

A arquitetura da cidade revive o fim do século 19, pois, de acordo com uma pesquisa realizada pela Disney, esse estilo arquitetônico foi indicado pelos norte-americanos como o que melhor traduz o espírito do país. Quem quiser construir uma casa ali precisa seguir modelos pré-aprovados, cujos estilos vão do Vitoriano e Mediterrâneo até o Colonial. E os moradores assinam um termo de compromisso pelo qual assumem a responsabilidade de cuidar bem dos jardins da sua residência.

Em Celebration é fácil de se ver os segways (vi uma família inteira passeando nesses “brinquedos”) e pequenos carros elétricos chamados NEVs. Os eventos da comunidade acontecem na downtown durante todo o ano, com destaque para a época de Natal, quando fazem cair neve artificial na rua do mercado. As duas ruas principais que atravessam o centro da downtown são conhecidas como Market Street e Front Street. Me lembrou um pouco Gramado, no Rio Grande do Sul, só que muito, muito mais bonita.

Ali naquela comunidade dos sonhos, tive também o privilégio visitar o hospital Celebration Health, cuja propriedade e administração pertencem ao Sistema de Saúde Adventista. Na verdade, um hospital dos sonhos, que mantém um tipo de parceria com a Disney. Local silencioso, com corredores bonitos que mais lembram os de um bom shopping center. Uma pequena capela convida à oração e uma academia bem aparelhada estimula uma vida de exercícios físicos – saúde integral, como ensina a filosofia adventista. Depois de atravessar jardins muito bem cuidados e lindos, chegamos à outra ala do hospital que dá para um lago. Que lugar! Alguns adventistas aproveitam a paisagem paradisíaca para fazer ali seus cultos de pôr do sol na sexta-feira e no sábado.

Celebration fica localizada em Kissimmee. Basta pegar a autoestrada I-4 e sair na 64A, que dá na U.S. 192. Depois siga na direção leste e vire à direita no segundo semáforo. Você vai ver a indicação “Celebration Avenue”.

Michelson Borges

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s