O Diário de Anne Frank

anne frankA Segunda Guerra Mundial é o um assunto pelo qual tenho muito interesse. Então, acho que nem preciso dizer que adorei O Diário de Anne Frank.

Anne Frank, filha de pais judeus, nasceu na Alemanha e passou parte da infância lá. Mas quando o nazismo começou a ser implantado em sua terra natal, Anne e sua família se mudaram para a Holanda.

O nazismo demorou um pouco para chegar à Holanda, mas, com a guerra, a política de Hitler logo se espalhou por toda a Europa. Anne tinha 13 anos, estudava em uma escola para judeus, tinha uma melhor amiga judia, e por mais que estivesse um tanto isolada das pessoas de outras etnias, ela era feliz e levava uma vida normal, o quanto fosse possível.

Porém, começaram a chegar convocações para que alguns judeus fossem trabalhar em campos de concentração. Era só uma questão de tempo até que todos fossem levados. A irmã de Anne, Margot Frank, recebeu uma convocação. Para salvar a filha, os pais de Anne decidiram procurar um abrigo para se esconder. O anexo secreto.

A família Frank se escondeu com o Dr. Dussel, e com a família Van Dan. Em palavras simples, a garota narra a rotina dessa pequena comunidade durante o período em que ficaram escondidos no porão do gabinete em que seu pai trabalhara.

No anexo, às vezes ocorriam episódios engraçados, outros de grande tensão. Mas o legal desse livro é que ele apresenta a guerra de uma forma diferente: através dos olhos de uma adolescente.

Tanto para adolescentes como para adultos, o livro traz cultura de uma forma divertida e simples. Nos identificamos com Anne e passamos a torcer por ela. Ao mesmo tempo em que aprendemos mais sobre a Segunda Guerra Mundial. Um dos meus favoritos. Espero que você também aproveite O Diário de Anne Frank, e continue culturando!

Giovanna Borges

3 thoughts on “O Diário de Anne Frank

  1. Olá, já que você gosta de ler sobre a segunda guerra mundial, eu te indico o livro “Mil Cairão Ao Teu Lado”. Acabei de ler e amei a história.

    Gostar

Deixe um comentário